12.12.08

Concerto de Natal




Nascimento de Cristo
O programa de Natal do Coro de Câmara deste presente ano desenvolve-se à volta da narrativa histórica do Nascimento de Cristo.O objectivo desta ideia reflecte-se numa performance artística envolvendo não só a música por si só mas harmonizada com outras artes. Deste modo,unindo a narrativa bíblica e literária acerca deste acontecimento religiosoà interpretação vocal e instrumental da música portuguesa, pretende-se uma abordagem estética diferente a uma das maiores festividades religiosas que marcam a história do mundo ocidental.
Outro objectivo deste programa é dar um seguimento ao trabalho desenvolvido anteriormente por este coro. Um trabalho importante na divulgaçãoda música sacra e tradicional portuguesa. Como reflexo deste propósito,a música interpretada remonta às cortes e mosteiros dos séc XV a XVII,locais especialmente ricos na produção do espólio nacional existente dessa altura.
O programa inclui música sacra, nomeadamente polifonia renascentista e música profana sobre o Natal, tais como vilancetes e vilancicos, usualmente interpretados nesta época juntamente com instrumentos nas igrejas portuguesas.




21Dezembro18:00
Igreja Matriz Carregosa



26Dezembro21:30
Igreja Matriz S. João da Madeira



Coro de Câmara de São João da Madeira
Joana Castro - Direcção Musical
Hugo Sanches - vihuela e tiorba
Tiago Freire - Flauta de Bisel

23.9.08

Notícias do coro

No passado dia 21 de Setembro de 2008, na Igreja Matriz de Madaíl, o CCSJM, o Coro de Câmara de S. Pedro de Aradas e os coros litúrgicos das paróquias de Madaíl, Macinhata da Seixa e Santiago de Riba Ul, participaram na missa da benção do orgão de tubos, uma cerimónia presidida pelo bispo auxiliar do Porto, D. João Miranda e pelo pároco Manuel Luís.
Destaque para a apresentação de Te Deum, de Flor Peeters, uma obra para coro, solista (Ângela Alves) e orgão (Paulo Alvim).
Mais pormenores aqui.

2.9.08

CONVOCATÓRIA

Convocam-se os associados da Associação Coro de Câmara de São João da Madeira para uma Assembleia Geral, a realizar no dia 13 de Setembro de 2008, pelas 19h00, na sede da associação, sita à Rua das Águas, S. João da Madeira, com a seguinte:

Ordem de Trabalhos

Ponto único: Eleição de novos corpos gerentes.

Se à hora designada não houver quorum suficiente para deliberar, a AG reúne meia hora depois com os associados presentes.

S. João da Madeira 2 de Setembro de 2008



O presidente da AG,

Ricardo Batista

6.6.08

A próxima actuação

Este fim-de-semana, 7 de Junho, Sábado, não perder, sempre!, Coro de Câmara de S. João da Madeira, a actuar na Cidade no Jardim, em SJM, pelas 19h00.
Programa composto de música portuguesa com o destaque para a continuação da divulgação do mais recente trabalho do Coro, Despiques.

Não faltes!

22.4.08

CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL

Convocam-se os associados da Associação Coro de Câmara de São João da Madeira para uma Assembleia Geral, a realizar no dia 3 de Maio de 2008, pelas 15h00, na sede da associação, sita à Rua das Águas, S. João da Madeira, com a seguinte:

Ordem de Trabalhos

1 - Eleição de novos corpos gerentes.

2 – Aprovação do relatório de contas e relatório de actividades 2007.

3 – Aprovação de orçamento e plano de actividades 2008.

4 – Outros assuntos do interesse geral.

Se à hora designada não houver quorum suficiente para deliberar, a AG reúne meia hora depois com os associados presentes.

S. João da Madeira 22 de Abril de 2008



O presidente da AG,

Ricardo Batista

3.4.08

Concerto na Casa da Música do Porto



ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO

Coral de Letras da Universidade do Porto
Coro de Câmara de São João da Madeira
Coro da Academia de Música de Viana do Castelo


CONCERTO DE ANIVERSÁRIO DA UNIVERSIDADE DO PORTO


GraçaMoura direcção musical
Miguel Borges Coelho piano

Serguei Rachmaninoff Sinfonia n.º 2
Alexander Scriabin Prometeu, ou o Poema do Fogo

5 de Abril de 2008, pelas 18h00

A convite da Antena 2
Coro de Câmara apresenta “Despiques” em “Concerto Aberto" no Palácio da Bolsa


foto
No passado dia 24 de Março, o Coro de Câmara de São João da Madeira teve a honra de participar no programa “Concerto Aberto”, transmitido pela Antena 2 para todo o mundo, mostrando e promovendo o seu último CD “DESPIQUES”.
Tratou-se do primeiro de uma série de concertos, para o qual o Coro de Câmara foi convidado, que decorreram nesse espaço durante essa semana. O concerto teve lugar no magnífico Palácio da Bolsa no Porto, mais precisamente no seu belíssimo Salão Árabe.
Envolvidos pelo público carinhoso e em grande número que compunha esta deslumbrante sala, a emissão passou dos estúdios de Lisboa directamente para o Salão Árabe, pela voz de Andrea Lupi.
Magna Ferreira, directora artística deste projecto, explicou em que este consistia, tanto ao nível musical como cultural e social. A partir de melodias tradicionais das Terras de Santa Maria, que envolvem Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca, compositores naturais desta região foram convidados a compor música coral, que visasse a conservação destas melodias. Um passo importante para a preservação do património musical popular desta região.
E, depois de uma pequena entrevista à maestrina, Magna Ferreira, a apresentadora dá o mote, anunciando a primeira música do serão: “Alargai-vos, Raparigas!”, de Nuno Peixoto de Pinho. Durante aproximadamente 30 minutos, entre introduções de apresentações das músicas e dos próprios compositores – Nuno Peixoto de Pinho, Fernando Valente e Pedro Santos, foram ouvidos, pelo público presente naquela sala e também em “salas” por todo o país, “’Stando à Janela”, “Eu Fui Beber Água à Fonte”, “Tascadeiras”, “Cantiga de Nanar”, entre outras canções, que iam mostrando um pouco da identidade da nossa região e do nosso coro.
A emissão terminou com o mesmo compositor que a iniciou, Nuno Peixoto de Pinho, com a obra “Despiques”. Uma melodia inédita construída de raiz pelo compositor, baseada num texto previamente existente que retrata os despiques entre raparigas de Arrifana e S. João da Madeira. O público na sala aplaudiu entusiasticamente, ouvindo como agradecimento o “bis” desta última canção, desta vez com mais garra e entusiasmo.
Com esta diversidade tímbrica vocal e musical, o Coro de Câmara teve, assim, mais uma excelente oportunidade de divulgar este projecto, bem como as suas qualidades musicais.
O Coro de Câmara de S. João da Madeira volta a apresentar-se em público, num concerto invulgar e inédito no país, juntamente com o Coral de Letras da Universidade do Porto, o Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e a Orquestra Nacional do Porto, este sábado, dia 5 de Abril, pelas 18 horas, na prestigiada sala Suggia da Casa da Música, para interpretar o Poema do Fogo de Alexander Scriabin, inspirado na figura mitológica de Prometeu.

Joana Castro

(nota: publicado no Regional e Labor de 03-04-2008)

24.3.08

Do Palácio da Bolsa e em directo para Antena 2

Hoje, pelas 19h00, no Porto, Salão Árabe do Palácio da Bolsa:

Concerto do Coro de Câmara S. João da Madeira de divulgação do novo CD Despiques.

Transmissão em directo pela Antena 2, no Programa Concerto Aberto -
ver aqui os detalhes da programação.

11.3.08

Ligado à Terra

“[…]À semelhança do que outros compositores portugueses fizeram, particularmente Fernando Lopes Graça, que dedicou parte da sua obra à harmonização de melodias populares de várias regiões do nosso país, ficamos aqui com mais dez exemplos de músicas populares harmonizadas para coro a capella misto. Com a particularidade de todas elas se cingirem a uma única região, as Terras de S.ta Maria, bem como os compositores e a generalidades dos intérpretes destas obras […]” Ângela Alves

“[…]Sons da terra e da terra que é gente, são Sentidos aqui revelados e a descoberta infindável da alma do nosso povo, num processo que é de todos, de quem concebe, de quem promove, de quem pesquisa, de quem compõe, de quem canta e, finalmente, de quem escuta.[…]” Magna Ferreira

São as palavras introdutórias do livro que acompanha o novo disco do Coro de Câmara de S. João da Madeira: Despiques.
O que era para os coralistas estar num projecto como este? Perguntou a Ângela, dirigindo-se aos coralistas que assistiam em primeira fila a conferência e debate que precedeu o lançamento oficial do CD Despiques, no passado dia 8 de Março.
Na mesa da conferência, estavam Daniel Rocha, presidente da direcção do CCSJM, Magna Ferreira, direcção artística, e ainda os compositores Pedro Santos, Fernando Valente e Nuno Peixoto de Pinho.
Como foi dito por um dos compositores, Fernando Valente, professor de Composição no Conservatório de Música do Porto, estedocumento fica para a posteridade. Daqui a vinte anos ou mais será lembrado, corroborou Magna Ferreira.
Para mim, entrar num projecto desta natureza, onde de alguma forma todos nos podemos rever e incluir, além do prazer indescritível que o trabalho deu, é sobretudo uma honra, o poder deixar uma marca indelével na música coral desta região portuguesa. Afinal, o grande desígnio deste Coro, é a prática e divulgação da boa música coral.
Haveria muito mais a dizer sobre este Despiques, é certo, mas por ora, chega de locução, caro leitor, é vez de ouvir.

(testemunho de Ricardo Batista)

2.3.08

Novo CD: Despiques

Despiques

Lançamento do CD e concerto-conferência

*
Coro de Câmara de São João da Madeira
Direcção - Magna Ferreira.

*
8 de Março, 21:45, Auditório dos Paços da Cultura, em S. J. Madeira


11.1.08

FAN - Festival de Ano Novo

Integrado no Festival de Ano Novo (FAN) - música séria para gente divertida - o CC-SJM apresentou o seu primeiro concerto de 2008 sob a direcção artística de Joana Castro. O programa foi composto por música portuguesa variada.
Consulte aqui a programação do festival.
O CC deseja a todos os nossos queridos leitores e amigos um óptimo ano novo!