3.4.08

A convite da Antena 2
Coro de Câmara apresenta “Despiques” em “Concerto Aberto" no Palácio da Bolsa


foto
No passado dia 24 de Março, o Coro de Câmara de São João da Madeira teve a honra de participar no programa “Concerto Aberto”, transmitido pela Antena 2 para todo o mundo, mostrando e promovendo o seu último CD “DESPIQUES”.
Tratou-se do primeiro de uma série de concertos, para o qual o Coro de Câmara foi convidado, que decorreram nesse espaço durante essa semana. O concerto teve lugar no magnífico Palácio da Bolsa no Porto, mais precisamente no seu belíssimo Salão Árabe.
Envolvidos pelo público carinhoso e em grande número que compunha esta deslumbrante sala, a emissão passou dos estúdios de Lisboa directamente para o Salão Árabe, pela voz de Andrea Lupi.
Magna Ferreira, directora artística deste projecto, explicou em que este consistia, tanto ao nível musical como cultural e social. A partir de melodias tradicionais das Terras de Santa Maria, que envolvem Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca, compositores naturais desta região foram convidados a compor música coral, que visasse a conservação destas melodias. Um passo importante para a preservação do património musical popular desta região.
E, depois de uma pequena entrevista à maestrina, Magna Ferreira, a apresentadora dá o mote, anunciando a primeira música do serão: “Alargai-vos, Raparigas!”, de Nuno Peixoto de Pinho. Durante aproximadamente 30 minutos, entre introduções de apresentações das músicas e dos próprios compositores – Nuno Peixoto de Pinho, Fernando Valente e Pedro Santos, foram ouvidos, pelo público presente naquela sala e também em “salas” por todo o país, “’Stando à Janela”, “Eu Fui Beber Água à Fonte”, “Tascadeiras”, “Cantiga de Nanar”, entre outras canções, que iam mostrando um pouco da identidade da nossa região e do nosso coro.
A emissão terminou com o mesmo compositor que a iniciou, Nuno Peixoto de Pinho, com a obra “Despiques”. Uma melodia inédita construída de raiz pelo compositor, baseada num texto previamente existente que retrata os despiques entre raparigas de Arrifana e S. João da Madeira. O público na sala aplaudiu entusiasticamente, ouvindo como agradecimento o “bis” desta última canção, desta vez com mais garra e entusiasmo.
Com esta diversidade tímbrica vocal e musical, o Coro de Câmara teve, assim, mais uma excelente oportunidade de divulgar este projecto, bem como as suas qualidades musicais.
O Coro de Câmara de S. João da Madeira volta a apresentar-se em público, num concerto invulgar e inédito no país, juntamente com o Coral de Letras da Universidade do Porto, o Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e a Orquestra Nacional do Porto, este sábado, dia 5 de Abril, pelas 18 horas, na prestigiada sala Suggia da Casa da Música, para interpretar o Poema do Fogo de Alexander Scriabin, inspirado na figura mitológica de Prometeu.

Joana Castro

(nota: publicado no Regional e Labor de 03-04-2008)

Sem comentários: