15.10.06

Português em Stéreo

Integrado no 80.º Aniversário das Comemorações de Emancipação Concelhia, no passado Domingo, dia 15, nos Paços da Cultura, o Coro de Cãmara de S. João da Madeira apresentou concerto de música coral, Português em Stereo.
Sob nova direcção artística, da maestrina Magna Ferreira, que desde o passado dia 9 de Setembro assumiu o cargo, o evento foi recheado de saborosa e genuína música popular portuguesa.
O espectáculo abriu com o Hino de S. João da Madeira, letra de Padre Dr. Seafim Leite e música de Tomás de Lima. Soai sem parar, prenunciava o refrão.
Acordai!, despertou a plateia para uma viagem inebriante pela música de um dos mais notáveis compositores portugueses do Sec. XX, Fernando Lopes-Graça, que este ano comemora também o centenário de nascimento.
Canção da vindima, Fui te ver, 'stavas lavando e Oração de S.to António, tradicionais da Beira-Baixa, Alentejo e Algarve, e canções de Natal, Pastorinhas do Deserto e Ó meu menino Jesus, foram algumas das músicas com que o coro brindou a assistência, que retribuiu com calorosos e entusiásticos aplausos.
Ainda em português, mas partindo para o outro lado do Atlântico, o coro finalizou a sua actuação com a descontracção e o calor dos ritmos brasileiros, interpretando, entre outros, alguns temas de Chico Buarque, como Você vai-me seguir e a Banda.
Assim, com esta esterefonia perfeita entre culturas de língua comum, terminou mais um concerto do Coro de Câmara. E como diz a letra do Chico: Tudo tomou seu lugar depois que a banda passou ....

(nota: publicado no Jornal Labor, 26.10.2006)

6 comentários:

Anónimo disse...

Do lado de cá, ouviram-se e viram-se muito BEM! Estão de parabéns pelo
Concerto!
Se não houver nada em contrário, vemo-nos no sábado para trabalhar o
cancionero de Natal, não é?
Cumprimentos fraternos aos colegas e à Maestrina,
Alicia Kon

PS: O meu filho diz que a Maestrina é muito simpática. E tem razão!

MF disse...

Obrigada Alicia!
Vocês, do lado de lá, também foram essenciais. Agora, no Sábado, queremos todos em cima do estrado. A cantar!
Beijinhos para si e para o mais pequenote (futuro coralista do CCSJM;)

Anónimo disse...

Muito bem Ricardo...

É tempo de dar a todos os parabéns pelo concerto: maestrina, elementos novos - que ensaiaram algumas músicas completamente novas em curto espaço de tempo, e elementos mais velhos que deram nova interpretação á maioria das músicas.

O Convívio final também foi bastante agradável.

Espera-nos muito trabalho e algum lazer (também é preciso) que atempadamente será comunicado.

Daniel Rocha

rb disse...

Hoje fui contactado por uma jornalista do Labor que tinha sido encarregue de fazer a cobertura jornalística do evento, a dizer-se frustrada porque apareceu à noite como estava anunciado na agenda municipal. Disse-lhe que o coro nada tinha a ver com esse desacerto e que se ela quisesse informação sobre o concerto, que viesse aqui ao blog. Creio que se não fosse isso tinhamos tido uma assistência muito mais composta, pois é o habitual. Aliás houve pessoas que só souberam da hora do concerto porque e quando foram levantar os bilhetes. Lamentável ...

MF disse...

Compreendo-vos...mas, há que seguir em frente! Vamos organizar-nos de forma a nunca mais isto acontecer, para que não haver desculpas.

Como diz o provérbio chinês:
"Escava o poço antes que tenhas sede".

;)
Beijinhos

Anónimo disse...

na na na anda-nos é a boicotar...nós sabemos quem LOL MAS somos maiores q isso td e cm tal mostramos que temos garra e mm c repertoria conhecido conseguimos dar uma volta bem dada;)
Até sábado gente!