22.4.08

CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA GERAL

Convocam-se os associados da Associação Coro de Câmara de São João da Madeira para uma Assembleia Geral, a realizar no dia 3 de Maio de 2008, pelas 15h00, na sede da associação, sita à Rua das Águas, S. João da Madeira, com a seguinte:

Ordem de Trabalhos

1 - Eleição de novos corpos gerentes.

2 – Aprovação do relatório de contas e relatório de actividades 2007.

3 – Aprovação de orçamento e plano de actividades 2008.

4 – Outros assuntos do interesse geral.

Se à hora designada não houver quorum suficiente para deliberar, a AG reúne meia hora depois com os associados presentes.

S. João da Madeira 22 de Abril de 2008



O presidente da AG,

Ricardo Batista

3.4.08

Concerto na Casa da Música do Porto



ORQUESTRA NACIONAL DO PORTO

Coral de Letras da Universidade do Porto
Coro de Câmara de São João da Madeira
Coro da Academia de Música de Viana do Castelo


CONCERTO DE ANIVERSÁRIO DA UNIVERSIDADE DO PORTO


GraçaMoura direcção musical
Miguel Borges Coelho piano

Serguei Rachmaninoff Sinfonia n.º 2
Alexander Scriabin Prometeu, ou o Poema do Fogo

5 de Abril de 2008, pelas 18h00

A convite da Antena 2
Coro de Câmara apresenta “Despiques” em “Concerto Aberto" no Palácio da Bolsa


foto
No passado dia 24 de Março, o Coro de Câmara de São João da Madeira teve a honra de participar no programa “Concerto Aberto”, transmitido pela Antena 2 para todo o mundo, mostrando e promovendo o seu último CD “DESPIQUES”.
Tratou-se do primeiro de uma série de concertos, para o qual o Coro de Câmara foi convidado, que decorreram nesse espaço durante essa semana. O concerto teve lugar no magnífico Palácio da Bolsa no Porto, mais precisamente no seu belíssimo Salão Árabe.
Envolvidos pelo público carinhoso e em grande número que compunha esta deslumbrante sala, a emissão passou dos estúdios de Lisboa directamente para o Salão Árabe, pela voz de Andrea Lupi.
Magna Ferreira, directora artística deste projecto, explicou em que este consistia, tanto ao nível musical como cultural e social. A partir de melodias tradicionais das Terras de Santa Maria, que envolvem Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca, compositores naturais desta região foram convidados a compor música coral, que visasse a conservação destas melodias. Um passo importante para a preservação do património musical popular desta região.
E, depois de uma pequena entrevista à maestrina, Magna Ferreira, a apresentadora dá o mote, anunciando a primeira música do serão: “Alargai-vos, Raparigas!”, de Nuno Peixoto de Pinho. Durante aproximadamente 30 minutos, entre introduções de apresentações das músicas e dos próprios compositores – Nuno Peixoto de Pinho, Fernando Valente e Pedro Santos, foram ouvidos, pelo público presente naquela sala e também em “salas” por todo o país, “’Stando à Janela”, “Eu Fui Beber Água à Fonte”, “Tascadeiras”, “Cantiga de Nanar”, entre outras canções, que iam mostrando um pouco da identidade da nossa região e do nosso coro.
A emissão terminou com o mesmo compositor que a iniciou, Nuno Peixoto de Pinho, com a obra “Despiques”. Uma melodia inédita construída de raiz pelo compositor, baseada num texto previamente existente que retrata os despiques entre raparigas de Arrifana e S. João da Madeira. O público na sala aplaudiu entusiasticamente, ouvindo como agradecimento o “bis” desta última canção, desta vez com mais garra e entusiasmo.
Com esta diversidade tímbrica vocal e musical, o Coro de Câmara teve, assim, mais uma excelente oportunidade de divulgar este projecto, bem como as suas qualidades musicais.
O Coro de Câmara de S. João da Madeira volta a apresentar-se em público, num concerto invulgar e inédito no país, juntamente com o Coral de Letras da Universidade do Porto, o Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e a Orquestra Nacional do Porto, este sábado, dia 5 de Abril, pelas 18 horas, na prestigiada sala Suggia da Casa da Música, para interpretar o Poema do Fogo de Alexander Scriabin, inspirado na figura mitológica de Prometeu.

Joana Castro

(nota: publicado no Regional e Labor de 03-04-2008)